FBI investiga mortes causadas por airbags chineses irregulares

Airbags de reposição importados da China são suspeitos de falhas que ocasionaram mortes em veículos nos Estados Unidos

airbags takata nitrato amonia portal
Autoridades identificam ao menos oito casos de ruptura de airbags não-originais desde 2017 (Foto: Adobe Stock | Banco de Imagem)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 29/10/2025 às 11h00

A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA), em conjunto com o FBI, ampliou a investigação sobre airbags chineses importados ilegalmente, que estariam causando mortes e ferimentos graves no país.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os airbags investigados foram instalados como peças de reposição após acidentes, e apresentaram falhas severas durante a ativação, incluindo não inflar corretamente ou expelir estilhaços metálicos, o que levou às lesões fatais.

VEJA TAMBÉM:

Desde 2017, oito incidentes foram registrados envolvendo infladores da empresa Jilin Province Deiannua Automobile Safety System Company (DTN), resultando em seis mortes e dois feridos graves, um caso a mais do que as autoridades contabilizavam no mês passado.

A NHTSA destaca que os defeitos são semelhantes aos que marcaram os escândalos da Takata e da ARC Automotive. No entanto, neste caso, não há indícios de que as falhas estejam relacionadas aos veículos, e sim exclusivamente aos módulos de airbag de reposição.

O que aconteceu?

Os primeiros sinais de alerta surgiram em 2012, quando a agência identificou a venda online de airbags falsificados ou abaixo do padrão. Na época, não havia registros de acidentes associados ao problema. O cenário mudou em 2017, com a ruptura de um airbag de um Honda Civic 2009, que matou o motorista. Embora o inflador não fosse da DTN, o caso chamou a atenção das autoridades.

A partir de 2023, a gravidade aumentou com a confirmação de airbags defectivos fabricados pela DTN em veículos como o Chevrolet Malibu e o Hyundai Sonata. Apenas nos últimos dois anos, quatro rupturas ocorreram em Malibus e dois casos fatais envolvendo Sonatas foram registrados.

A DTN afirma que não comercializa seus produtos nos Estados Unidos, o que leva a NHTSA a acreditar que os infladores tenham sido importados de forma ilegal, dificultando a rastreabilidade dos componentes e a estimativa do risco. Ainda assim, a agência calcula que menos de 10 mil veículos estejam potencialmente equipados com airbags comprometidos.

Autoridades recomendam que proprietários de carros já envolvidos em acidentes verifiquem a origem das peças utilizadas no reparo. Na ausência de comprovação de componentes originais (OEM), a orientação é evitar o uso do veículo até que um módulo de airbag certificado seja instalado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário